Textos de Egberto Gismonti










01. Novos Rumos - Fernando Caselato - arr. Daniel Murray - (Quarteto TAU/F. Caselato)
Parece início de uma longa conversa entre companheiros que farão uma jornada nova, para terras novas, para novos destinos.
A música de concordâncias entre os amigos é feliz e com o "timbre" que vai orientar a jornada.
02. Odeon - E. Nazareth - arr. Daniel Murray - (Quarteto TAU/F. Caselato)
A execução de músicas que já façam parte da memória dos brasileiros é quase sempre uma vereda arriscada. 
Neste caso, o arranjo e a execução espontânea com qualidade e malemolência (que mostram  a elegância e a esperteza do grupo) revelam a qualidade desse quinteto.
03. Guizo - F. Caselato - arr. Daniel Murray - (Quarteto TAU/F. Caselato)
Na primeira audição desta música, sem ainda conhecer os títulos, pensei que iria escutar minha música "Maracatu" - não pela melodia de "Guizo"que logo me fez mudar de opinião, mas, pelo repetido F# oitavado chegando ao belo Bm. Durante as audições seguintes me dei conta, mais uma vez, de que o Brasil é mesmo imenso, lindo, cheio de alternativas aos seus guardiões, os brasileiros.
04. Chegando em casa - Emiliano Castro - (Quarteto TAU/F. Caselato)
Aqui a conversa entre os companheiros é retomada e a jornada continuada. É muito interessante ouvir um grupo de câmara fazendo um disco com "cara e jeito" de música tocada sem nenhuma formalidade na escrita.
05. Debussyana - Garoto - arr. Daniel Murray - (Quarteto TAU/F. Caselato)
Lindo arranjo, fiel ao Garoto que foi fiel ao Debussy - É lindo confirmar que o "impressionismo", movimento que normalmente representa uma impressão não é realista na pintura, sem evidência de ritmos claros na música, aqui apareça brasileirinho, miscigenado desde o Garoto ao arranjo do Daniel com a execução do quarteto TAU e Fernando Caselato.
06. Jongo - P. Bellinati - arr. Daniel Murray - (Quarteto TAU/F. Caselato)
No "Jongo" o quarteto aparece como "Quarteto de Violões" na forma já consistente e tradicional desenvolvida pelo Bellinati - compositor e arranjador que escreve e se mistura com a própria linguagem desse conjunto de câmera que conhece tão bem. A evolução do violão tem momentos bastante definidos na estória de transformação em instrumento brasileiro. Viva o Bellinati e Viva o TAU e Daniel por mais esse belo arranjo com a participação da viola.
07. Melodia para a Incerteza - Chico Saraiva - (Quarteto TAU)
Uma valsa que anuncia a melancolia nossa, herdada dos portugueses e multiplicada à solução de chegarmos a cantar a tristeza de maneiras singulares: "quando eu morrer me enterre na Lapinha, calça, culote, paletó e almofadinha"(Baden e Paulinho Pinheiro). Linda essa valsa do Chico, linda a valsa-rancho do Chico Saraiva.
08. Lá em Olinda - Weber Lopes - (Quarteto TAU/F. Caselato)
Lá vem o "frevo", preparem-se com seus guarda-sóis, suas fitas e suas alegrias. Realmente a jornada desses amigos passa e mostra um BRASIL recheado de boas-venturas e bons desejos. Estou certo de que Dorival Caymmi, brasileiro por excelência quando escreveu "quem não gosta de samba bom sujeito não é... " aceitaria com seu sorriso brejeiro a sugestão de inclusão desse maravilhoso ritmo no seu verso..."quem não gosta de samba ou frevo bom sujeito não é... "
09. Baião de Gude - P. Bellinati - (Quarteto TAU)
Música já conhecida pelos apreciadores e seguidores do violão Brasileiro. Linda a interpretação do quarteto.
10. Chão Vermelho - F. Caselato - (F. Caselato)
Nesta música, a jornada segue com o solo de viola de Fernando Caselato, onde passa pelas influencias mouras que se misturam com as milongas tão desenvolvidas e cantadas no sul do Brasil, no Uruguai e na Argentina.
11. Seresta - Carmo Bartoloni - arr. Daniel Murray e Giácomo Bartoloni - (Quarteto TAU/F. Caselato)
Seresta ou serenata, tipo  de canção que nos leva à memória do Brasil da 1ª metade do século XX. Belo arranjo com as oitavas "cantando de forma definitiva e sonora a melodia proposta" e interpretação feita como mais uma fonte de surpresa, sentimento a flor da pele, emocionantemente. 
12. Serelepe – F. Caselato - arr. Daniel Murray - (Quarteto TAU/F. Caselato)
Além das músicas e das belas interpretações e arranjos, este grupo apresenta um CD que confirma o que eu mais gosto: alegria com "cara e jeito" de música muito bem tocada sem nenhuma formalidade na escrita. Parabéns à todos.
13. Estância - Daniel Murray - (Quarteto TAU/F. Caselato)
Nesta música a impressão é que o quinteto de companheiros chega ao fim desta jornada, conversam e comentam os passos dados, se despedem e vão dormir - não sem antes anunciar "amanhã tem mais..."

Desejo tudo de bom ao TAU - Viva o Brasil!
Abraço,
Egberto
Rio de Janeiro, 5 de janeiro de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário